Microcontos – Quaderni Ibero Americani

Concurso Internacional “Conto Minguante”



Se, de acordo com Samuel Beckett, “as palavras são tudo o que temos”, a antiga revista italiana Quaderni Ibero Americani, dedicada aos estudos da Ibero-América, convida a todos os jovens entre e 10 e 33 anos a compartilhar suas inquietudes literárias num concurso internacional que pretende fazer autor e leitor refletirem sobre a importância da cultura e da viagem. Nesse concurso, são dois os objetivos principais: em primeiro lugar, potencializar e repensar a importância da língua de Camões em suas componentes globais e internacionais, e, em segundo lugar, fomentar a criatividade dos futuros leitores.


Todo microconto é um desafio intelectual e criativo: um olhar aberto, com escrita direta, partindo de reflexão profunda. A intenção é chamar a atenção do leitor e deixá-lo refletir, a partir de uma introspecção própria, pessoal e impactante. Buscamos narrativas que usem uma linguagem viva, que desenhem com palavras e fujam dos lugares-comuns. Originalidade e criatividade serão os aspectos mais valorizados na escolha e classificação dos textos.


Numa era em que a comunicação é imediata, parar para pensar cuidadosamente em uma ideia e expressá-la de maneira breve, elegante e emocionante por meio de uma narrativa curta é um exercício que pode resultar na emergência de novos artistas. Pensando nisso, esperamos sua a participação no I Concurso Internacional de Microcontos e no blog do concurso: http://microcontosqiapor.blogspot.com/

sábado, 2 de junho de 2012

Microrroteiros espalhados por São Paulo

Quem cruzou com algum desses microcontos coloridos pela cidade, pensa, "parecem poemas, pedaços de contos".

 uma história recobrindo um poste na ruaAugusta

As histórias, diminutas, recobrem, em papéis coloridos, diversos pontos da cidade de São Paulo. "São microrroteiros", revela Laura Guimarães, autora dessas histórias espalhadas pela cidade.

Laura tem um blog (http://www.nopassodoroteiro.blogspot.com.br/) e um twitter (https://twitter.com/#!/nopassodroteiro/), em que conta um pouco mais de seus lambe-lambes, nos quais exercita o formato "micro" como um desafio para suas criações.
 

lambe-lambe em Osasco


colagem na Teodoro

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, adoro o blog e enviei um microconto tambem! aguardando resultado!

    ResponderExcluir